Gorillas tracking and trekking

September 30, 2017

      Os gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) estão ameaçados de extinção e são protegidos em três parques nacionais localizados nos países de Uganda, Ruanda e Congo, ambos no continente Africano.

          Visitamos o Bwindi Impenetrable National Park em Uganda, que e considerado Patrimônio da Humanidade desde 1994 e possui mais de 320 km quadrados de vegetação nativa. 
         Pegamos tempo bom e a temperatura chegou a variar de 7° a 28°C num único dia, o que é comum em clima de altitude.

            No parque Bwindi moram sete famílias de gorilas acostumadas com a presença de turistas. A nossa família foi a Bitukura, um grupo de 13 membros que recebem turistas desde 2008, mas mesmo assim tivemos alguns sustos porque não é recomendado se aproximar menos de 7 metros dos animais.

          Rungo, um macho adolescente de 4 anos deu um soco nas costas do meu amigo enquanto eu os fotografava. 😲

         Cada família recebe no máximo 8 turistas por dia e temos apenas 1h de contato com eles. A caminhada na mata fechada pode levar de 20 minutos (foi o nosso caso) a 8h até encontrar a família.

         Deve-se usar calças de tecido grosso e blusas de manga comprida por causa dos espinhos e folhas cortantes, meias por cima das calças por causa das formigas, calçado de trilha (de preferência impermeável), repelente de inseto sem cheiro, protetor solar, jaqueta impermeável e preparo físico para aguentar as longas caminhadas em mato fechado e montanhas íngremes. Esse passeio não é pra qualquer um!

           Fora que o coração tem que aguentar a emoção de ver os gorilas de perto!!!

         

          Os gorilas-das-montanhas podem chegar a medir 2 metros de altura e pesar 300 kg. Apesar do seu tamanho e aparência assustadora, sua alimentação é exclusivamente VEGETARIANA (😍), mesmo com seus grandes dentes caninos que lembram muito os dos carnívoros.

         A fêmea é menor que o macho e as fêmeas do bando não são parentes, diferente do que ocorre com a maioria dos outros primatas. A fêmea atinge a maturidade aos 15 anos de idade e o macho aos 18. Em condições excepcionais, os gorilas podem chegar a viver até os 50 anos de idade.

Uma das razões pelas quais o gorila é um animal raro e em rápida extinção é seu baixo índice de natalidade. 

         O período de gestação é quase igual ao humano, em duração: 260 dias. Depois, a fêmea dedica longo período à amamentação e cuidado do filhote. Em geral, cada casal produz apenas uma cria a cada 3 anos. 😲

      Da mesma forma que o filme "Tubarão" de 1975 dirigido por Steven Spielberg criou no imaginário das pessoas o estigma de que os tubarões são assassinos do mar, o filme King Kong vem desde 1933 "ensinando" que gorilas (ou grandes macacos) são perigosos, destroem cidades e matam pessoas.

       Na verdade, os gorilas são animais pacíficos, ariscos e não atacam ninguém, nem se quer alimentam-se de outros animais.

        Nos filmes, os gorilas ficam de pé e batem no peito como se fossem demonstrar força, ou anunciar um ataque - mas na verdade, eles fazem isso quando estão contentes.

       Cada grupo de gorilas é liderado por um enorme macho adulto, conhecido como "costas prateadas" em razão de seu dorso peludo cinza-prateado. O líder é o membro do grupo mais expressivo em termos vocais e físicos, e seu uivo significando "não se aproxime" é ouvido a quase um quilômetro e meio de distância.

          Ele consegue disciplinar um filhote ou decidir uma briga no grupo assumindo uma postura rígida e encarando com firmeza o agressor. Mas quando o líder precisa demonstrar sua força e dizer "se afaste", eles emitem um som grave, batem no chão, correm pelas folhagens e arrancam galhos ostensivamente. Geralmente essa exibição de força afugenta o intruso indesejável, inclusive nós: turistas!

        Passamos por uns sustos com o Silverback e uma fêmea com filhote que fizeram nosso coração quase sair pela boca...kkk Mas essa é a parte boa de conhecer o animal no seu habitat natural, sem jaulas, sem grades, sem anestesia... Observar seu comportamento e sentir a permissão (ou não) de aproximação, é algo mágico.

             Gorilas não são assassinos! Eles precisam da nossa proteção para continuar existindo!

O que fizemos no pacote:

 

- Conhecemos o Museu no Genocídio

Acesse: http://www.kgm.rw/

 

- City tour por Kigali

 

- Pernoitamos em Uganda no hotel Gorilla Mist Camp

Acesse:  http://gorillamistcamp.com/

 

- Gorilla tracking em Bwindi Impenetrable National Park - Uganda - Região de Buhoma - Família de Gorilas Bitukura.

Acesse: http://www.bwindiforestnationalpark.com/

 

Quem leva: 

http://www.ugandasafaripackage.com/  

http://www.gorwandasafaris.com e 

https://www.gorillatrekafrica.com/

 

-  Pernoite no hotel Bunyonyi Overland Resort

Acesse: http://www.bunyonyioverland.com/

 

- Passeios de barco no Lake Bunyonyi 

Acesse: http://www.lakebunyonyiuganda.com/ 

 

Quanto custou:

 

- USD 1055 por pessoa - grupo de 4 pessoas, 3 dias, 2 noites, transfer ida e volta (Kigali-Bwindi), city tour, permit do parque de Bwindi, passeio de barco, café-da-manhã, 2 almoços e 2 jantares, guia exclusivo.

 

Fotos by Erika Beux

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2020 Erika Beux.